O CEA, abreviação do termo Collie Eye Anomaly em inglês, é uma doença genética recessiva que causa o desenvolvimento anormal da Coroide, um tecido localizado abaixo da retina dos olhos. Esta doença é mais frequente em cães da raça Collie porém também afeta Border Collies, Pastores Australianos, Pastores de Shetland e Lancashire Heelers.
 

A doença se manifesta entre as primeiras 5 a 8 semanas de vida, que é quando termina a formação do globo ocular. Apesar de não haver tratamento ou cura, ela não é uma doença degenerativa: um animal não irá piorar da doença com o tempo nem apresentar novos sintomas devido a ela. Além disso a maioria dos animais afetados não irá apresentar sintomas durante a vida devido à doença se manifestar de forma leve.
Por ser uma doença recessiva ela apenas irá afetar filhotes de animais cujos dois pais sejam afetados ou portadores do gene recessivo. Um filhote com um dos pais normais sempre será livre ou portador (sem desenvolvimento da doença) de CEA. Um filhote de dois pais portadores poderá ser ou não afetado ou portador.

 

Isso devido a quando um filhote é gerado ele recebe um gene de cada um de seus pais. Caso ele receba duas cópias do gene normais é classificado como NORMAL e nunca produzirá descendentes afetados.
 

Se um cão tem um gene normal e um gene recessivo (defeituoso), é classificado como CARRIER, e esse individuo NUNCA desenvolverá a doença. Ainda assim ele pode passar ou não esse gene defeituoso para seus descendentes e vir a ter filhotes afetados no futuro. Se o cão tiver duas cópias do gene recessivo (defeituoso) é classificado como AFETADO e irá desenvolver a doença. Quando se reproduzir sempre irá passar para seus descendentes um gene defeituoso, podendo ter filhotes afetados ou carriers.(texto feito por Tassya Frigieri - proprietária do Canil Winterfell).

 

Após uma intensa busca por laboratórios responsáveis que estariam dispostos a desenvolver o teste do CEA (Collie Eye Anomaly) no Brasil, a família WISDOM SCOUT encontrou um parceiro que aceitou o desafio.
Foram meses de estudos, respeito a legislação e patentes, pesquisas, testes e muita colaboração mútua.
É com imensa felicidade que ao final do projeto o resultado foi um SUCESSO.
O Exame CEA já pode ser feito no Brasil, com toda confiabilidade pelo Laboratório LINKGEN com kit de fácil coleta, logística rápida e custo acessível.

Agradecemos toda dedicação, empenho, respeito e comprometimento da Equipe LINKGEN e a todos aqueles parceiros e amigos da família WISDOM SCOUT que colaboraram para realização desta conquista Brasileira!

 

O contato poderá ser feito com a Lilian Mattiazzi.
(11) 97147-5787 VIVO ( WhatsApp )
(11) 97644-2272 CLARO ( WhatsApp )
(11) 98732-3911 TIM ( WhatsApp )

 

E-mail:
lilian@linkgenbiotec.com.br

 

http://www.linkgen.com.br/

Canil Especializado na Raça Border Collie

© 2015 - By Taciane Balsa

PARCEIROS/PARTNERS: